sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Abacate


Abacate

Uma fruta saudável
O abacateiro é originário do México e aclimatado no Brasil. Pertence à família das Lauráceas, em que se incluem também a canela, o louro, o sassafrás, etc. É uma árvore copada e alta, alcançando vinte metros ou mais de altura.
O abacateiro está sendo largamente cultivado em virtude da boa apreciação de seu fruto.
Uso Medicinal
O abacate é um alimento digno de mérito, pois sacia a fome, nutre todo o organismo e pode auxiliar na cura de algumas enfermidades. É uma fruta que proporciona nutrição e saúde ao corpo. Ajuda a combater os males produzidos pelo uso de carne, perturbações digestivas, constipação, flatulências, desordens gástricas, reumatismo, gota, afecções do fígado, da pele, etc. É também um bom cosmético: conserva a beleza da pele e do cabelo.
Do abacate obtém-se um azeite muito bom para combater o reumatismo e a gota. Friccionam-se as partes afetadas e doloridas.
O mesmo azeite se emprega contra a formação de caspas e a queda de cabelo. Fazem-se fricções no couro cabeludo. Estas aplicações, segundo conceito empírico, fazem crescer o cabelo.
As folhas e os brotos do abacateiro são usados, normalmente, em chás, como diuréticos (para provocar a urinação), como carminativos (para combater os gases do estômago e intestinos), como emenagogos (para provocar ou restabelecer a menstruação).
Mastigam-se folhas frescas para curar as afecções da boca, as estomatites, as supurações, e para fortificar as gengivas e os dentes.
Para aliviar nevralgias e dores de cabeça, aplicam0se compressas quentes com o chá das folhas à cabeça.
O chá das folhas se emprega com bons resultados nos seguintes casos: afecções da garganta, bronquite, catarros, cansaço, debilidade do estômago, diarréia, disenteria, dispepsia atônica, doenças dos rins, indisposição para o trabalho, rouquidão, supurações, tosse, etc.
As flores são emenagogas.
A casca esmiuçada é indicada para combater vermes intestinais. O caroço tostado e moído bem fino combate à diarréia e a disenteria. Tomam-se duas colherinhas do pó dissolvido em uma xícara de água morna.
Com cataplasma de caroço tostado e moído, favorece-se a cura das inflamações dos dedos.
O chá do cozimento dos caroços é usado para combater os eczemas do couro cabeludo.
Valor Alimentício
O abacate, pelo seu alto valor calórico e custo relativamente baixo, poderia figurar vantajosamente numa refeição econômica. E por falar em “refeição econômica”, não se pode esquecer, na atual abordagem da nutrição, deste aspecto socialmente saliente, além do aspecto nutricional. Incluir o abacate regularmente na dieta pode ajudar tanto a aumentar o valor calórico como a diminuir o custo da alimentação.
Fruta Versátil
Há várias maneiras deliciosas de usar este fruto polpudo e amanteigado, tanto em pratos salgados como doces. Na América espanhola não é incomum usá-lo juntamente com saladas. Misturado com alho, cheiro-verde e sal, e batido, dá uma “manteiga” que muitos apreciam passada no pão, e outros como creme para diversas preparações salgadas.
Calorias e Gorduras
Devido ao menor teor de água, o abacate apresenta maior concentração de nutrientes que a maioria das outras frutas. Contém, aproximadamente, quase o dobro de calorias da banana, quatro vezes o teor calórico da laranja e duas vezes o da manga. Seu abundante conteúdo de lipídios, ao contrário do que sucede com as gorduras animais, não oferece risco, pois na sua maior parte não é saturada. Cerca de 85% das calorias provêm das gorduras, assim subdivididos: 20% de componentes saturados, 45% de componentes mono-insaturados e 35% de componentes polinsaturados. O abacate comum, aqui considerado, é um dos mais gordurosos, e o abacate roxo, com 9% de lipídios, é um dos menos gordurosos.
O abacate cultivado em regiões baixas exibe menor valor calórico, pois contém mais água e menor quantidade de gordura e carboidratos. Porém apresenta maior conteúdo de ferro, riboflavina e ácido ascórbico. Este é o abacate brasileiro. O abacate de terras altas é mais “pesado”, contendo proporção mais elevada de gorduras, o que condiz com a necessidade nutricional de organismos que vivem em climas mais frios.
O abacate é uma das frutas que podem figurar com freqüência nas nossas refeições. Os obesos, contudo, devem evitá-lo. As crianças podem usá-lo depois de um ano de idade. Nos Estados Unidos, o abacate, de fruta exótica que dificilmente aparecia nos mercados, custando preços exorbitantes, tornou-se hoje menos caro e mais fácil de encontrar em qualquer época, pois os da Califórnia amadurecem no inverno e na primavera, e os da Flórida no verão e no outono.
Nunca se deve apertar o fruto com os dedos para verificar o grau de maturação, porque a mais ligeira pressão pode originar o apodrecimento.
O abacate deve ser colhido à mão ou recorrendo a aparelhos próprios, com muito cuidado e um por um, procurando não sacudir os ramos.
Alimentação dos Animais
Em caso de superabundância na produção de abacates, podem ser dados aos animais. Nas Antilhas, as cascas dos frutos, cozidas, são dadas ao gado.
Os frutos e as respectivas cascas tornam-se mais apetitosos e nutritivos quando se lhes junta um pouco de farelo e água, formando uma mistura pastosa. Havendo, pois, superprodução ou sendo escassa a procura, podem-se aproveitar os abacates na alimentação dos animais em vez de deixa-los apodrecer no pomar. Pode-se igualmente fabricar uma farinha desse fruto.
Emprego na Indústria
O extrato gorduroso do abacate, além da possível utilização culinária, o que carece de mais decididos investimentos, é empregável na indústria com bom rendimento, na forma de matéria prima, para a obtenção de furfural, juntamente com outros elementos residuais provenientes da casca de aveia e sabugo de milho. O furfural entra na fabricação de nylon-66, certos solventes, desinfetantes, etc.
Resumo das Utilidades Medicinais
Afta: Mastigas folhas tenras do abacateiro, bem lavadas.
Amigdalite: Gargarejo com o chá das folhas do abacateiro. Combinar com chá de tanchagem para maximizar o efeito.
Boca, doenças da: Mastigar as folhas tenras do abacateiro. O efeito é melhor quando se tima esse chá às colheradas misturado com própolis e chá de guaco. Duas a quatro xícaras por dia.
Cabelo, queda de: Fricções do azeite de abacate. Infelizmente, este azeite não é fácil de obter no comércio. É, entretanto, viável extraí-lo industrialmente e empregá-lo com múltiplas finalidades.
Cabeludo, eczemas do couro: Picar o caroço e cozê-lo bem. Aplicar compressas locais deste chá.
Cansaço: Afirma-se que a folha do abacateiro contém propriedades revitalizantes. Usar esporadicamente o chá juntamente com limão e mel.
Caspa: O mesmo método indicado em cabelo.
Catarro (secreções em geral): Chá das folhas do abacateiro.
Dedos, inflamações dos: Cataplasmas do caroço tostado e moído. Mistura-se o pó assim obtido com água ou suco de confrei. Aplica-se com faze. O suco de confrei (como o de qualquer outra planta) é obtido facilmente: bater as folhas bem frescas, lavadas, no liquidificador, com água, e coar.
Diarréia: Caroço tostado e moído bem fino. Dissolver duas colherinhas deste pó em uma xícara de água morna. O efeito é mais potente se, em lugar de água, for utilizado o decocto dos brotos da goiabeira.
Digestão, distúrbios da: Recomenda-se o chá das folhas do abacateiro para a dispepsia atônica.
Dor-de-cabeça: Compressas mornas com chá das folhas à cabeça. Convém também tomar este chá.
Eczema do couro cabeludo: Lavar o cabelo com o chá forte do cozimento dos caroços.
Eructações: Proceder como indicado em Flatulência.
Estômago, doenças do: Chá das folhas do abacateiro. Duas a quatro xícaras diárias.
Estomatite: Mastigar folhas tenras do abacateiro, bem lavadas.
Estresse: Ver cansaço.
Fígado, doenças do: Recomenda-se, aos que já sofreram do fígado, incluir pequenas quantidades de abacate na dieta, em lugar de outros alimentos gordurosos.
Flatulência: Acredita-se que o chá das folhas do abacateiro seja carminativo, isto é, ajude a combater os gases intestinais e as eructações (arrotos). Tomar morno, aos goles, meia hora após as refeições.
Gases: Ver flatulência.
Gota: Proceder como indicado em reumatismo.
Indisposição: Ver cansaço.
Menstruação escassa: Para regularizar a menstruação indica-se o chá das flores do abacateiro.
Nevralgias: Aplicar localmente o chá das folhas do abacateiro na forma de cataplasma.
Pele, para a beleza da: Há vários produtos cosméticos, disponíveis no mercado de produtos naturais, preparados à base de abacate: xampu, emulsão hidratante e protetora, cremes, sabonetes, etc.
Reumatismo: Friccionar oazeite de abacate no local dolorido. Infelizmente este azeite não é fácil de encontrar no comércio.
Rins: O chá das folhas do abacateiro é diurético, estimulando a função renal.
Rouquidão: Chá das folhas do abacateiro: Tomar duas a quatro vezes por dia e gargarejar diversas vezes. Se misturado ao chá de casca de cebola, o efeito é melhor.
Tosse: Chá das folhas do abacateiro, morno, com mel, tomado aos goles.
Verminoses: Lavar e moer bem a casca do abacate, e misturar em partes iguais com casca de limão ralado; acrescentar mel e tomar em jejum uma colher de sopa

Nenhum comentário:

Postar um comentário