sexta-feira, 19 de agosto de 2011

COCO


Coco
Uma fruta saudável
O coco-da-bahia é uma palmeira abundante no Brasil, principalmente nos Estados da Bahia e de Pernambuco, onde confere à paisagem litorânea um toque de singular beleza.
Uso Medicinal
A água e o leite de coco têm inúmeras aplicações na terapêutica doméstica.
Bebidos regularmente, contribuem para a saúde da pele. São, além disso, eficazes como calmantes, oxidantes, mineralizantes, diuréticos, febrífugos, antiflogísticos, aperientes, depurativos do sangue, tenífugos.
A água de coco é boa, também, no tratamento de todas as enfermidades da bexiga.
Contra os ataques asmáticos, recomenda-se tomar duas ou três colheradas de leite de coco de manhã e de noite. Imediatamente em seguida, toma-se uma xícara de chá de agrião.
Para combater a disenteria, aconselha-se tomar duas xícaras de leite de coco natural por dia, sem açúcar.
Para expulsar vermes intestinais de toda classe, toma-se cada manhã, em jejum, uma colherada de coco ralado, fresco. O coco ralado, seco, é inútil para fins curativos.
As pessoas que sofrem de inflamações intestinais devem comer a massa gelatinosa do coco verde.
Um xarope muito bom para combater as tosses mais rebeldes, prepara-se da seguinte maneira: Faz-se um orifício num coco verde, introduz-se mel ou melado, tapa-se, e submete-se a fogo lento, até que a polpa se dissolva. Toma-se uma colherada de três em três horas.
A polpa do coco verde age como adstringente nas hemorróidas e o azeite que se extrai do coco é muito bom para aliviar as dores hemorroidais.
As flores do coqueiro gozam de propriedades peitorais. Usam-se, por isso, com mel, em infusão, nas afecções das vias respiratórias.
Valor Alimentício
O coco é um alimento muito nutritivo. Ajuda a substituir a carne, o ovo, o queijo, o leite.
O coco-da-bahia, bem como sua água, são notadamente ricos em potássio. Em situações como o diabete melito descompensado, queimaduras, tratamentos medicamentosos da hipertensão arterial (através de diuréticos), distúrbios gastrintestinais, jejum, etc, em que há perda de potássio, a água do coco-da-bahia, utilizada regradamente, ajuda a repor este mineral.
Esse valioso fruto presta-se à confecção de uma infinidade de pratos nutritivos e saborosos.
A gordura de coco, porém, é a "ovelha negra" das gorduras vegetais. Contém muita gordura do tipo saturada, que contribui para o desenvolvimento da aterosclerose.
Resumo das Utilidades Medicinais
Antiflogístico: Ver inflamações.
Apetite, falta de: Tomar água de coco algumas horas antes da refeição. Não usar outros alimentos nos intervalos da alimentação.
Artrite: Os artríticos devem beber regularmente água de coco.
Asma: Tomar de manhã e à noite duas ou três colheres de sopa do leite de coco aquecido. Em seguida, tomar uma xícara de chá de agrião (decoto). Usar leite de coco natural, caseiro, não adoçado. Não usar o industrializado.
Bexiga, doenças da: Tomar regularmente água de coco.
Calmante: Tomar água de coco em abundância.
Cárie dentária, para prevenir: Comer freqüentemente coco, mastigando-o bem. Não usar açúcar.
Depurativo: Adotar dieta crudista por alguns dias, tomando nos intervalos a água de coco.
Disenteria: Tomar duas xícaras de leite de coco natural por dia, sem açúcar.
Diurese: A água de coco, tomada liberalmente, é excelente diurética.
Enjôo: Tomar água de coco aos goles, Recomenda-se especialmente em viagens marítimas. Aconselha-se levar alguns cocos verdes.
Enterite: Comer em jejum a massa gelatinosa do coco verde. Duas ou três colheres das de sopa, sem misturar com outro alimento.
Estômago: Ver úlcera.
Febre: Durante a febre pode-se tomar água fresca de coco. Não convém tomar gelada.
Inflamações: Tomar copiosamente a água de coco. Age como "desintoxicante", favorecendo, segundo conceito naturista, a cura de processos inflamatórios.
Intestino, inflamação do: Comer, em lugar de uma das refeições, a massa gelatinosa do coco verde (um pouco).
Náusea: Ver enjôo.
Pele, doenças da: Ver pele, para a beleza da.
Pele, para a beleza da: Indica-se tomar a água e o leite de coco, frescos e naturais, regularmente, e adotar um regime alimentar natural e saudável.
Respiratórias, vias, doenças das: Tomar o infuso das flores do coqueiro com mel.
Tenífugo: Admite-se que a água de coco, batida juntamente com a polpa de coco verde, tomada pela manhã, em jejum (meia xícara) ajudaria a expulsar solitárias. Depois de tomado este “leite”, mastigar um pouco de coco ralado, fresco.
Tosse: Fazer um orifício num coco verde, introduzir mel ou melado, tapar e aquecer o coco em fogo lento até que a polpa se dissolva. Tomar este xarope de três em três horas, na dose de uma colher de sopa.
Úlcera gastroduodenal: O paciente de úlcera pode esporadicamente tomar água de coco.
Verminoses: Mastigar bem e deglutir em jejum, pela manhã, uma colher de sopa de coco ralado, fresco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário