quarta-feira, 10 de agosto de 2011

maçã

Maçã

Uma fruta saudável
A maçã é um produto de uma árvore de porte mediano, da família das Rosáceas. Há em todo o mundo, milhares de variedades de maçã. A maçã caracteristicamente brasileira é muito saborosa, sendo suavemente ácida e relativamente doce.
Uso Medicinal
A maçã é um depurativo do sangue. Em virtude do seu conteúdo em ácido málico, elimina os detritos provenientes do metabolismo.
As curas de maçã combatem a gota e o reumatismo.
A maçã é digestiva. Em todos os lugares se diz que “a maçã é boa para o estômago”. Madura, favorece a cura da hipercloridria. É um alimento de mérito nas dispepsias infantis.
A maçã, crua ou assada, é peitoral. Na tuberculose, na bronquite e na asma, dá resultados especiais. O caldo de maçã ajuda a curar os catarros pulmonares. De modo geral, a maçã é boa para as afecções das vias respiratórias.
As afecções da garganta em geral se combatem com uma dieta de maçã acompanhada de gargarejos de suco de maçã. Quentes, curam a rouquidão.
O suco de maçã também combate a difteria, as febres, os cálculos da vesícula e dos rins, as inflamações da bexiga e do aparelho urinário, os catarros intestinais, os transtornos de gravidez.
O purê de maçã é indicado em caso de palpitações do coração.
Para favorecer a cura das inflamações dos olhos, lavam-se duas vezes por dia com uma mecha de algodão em suco de maçã ácida.
A maçã cozida em forma de geléia é bom ungüento para as dores reumáticas. Friccionar as partes afetadas, livremente, a qualquer momento.
A casca da raiz da macieira, em decocção, é útil par adebelar os acessos de febre.
Valor Alimentício
A maçã possui valiosas qualidades nutritivas. Dado seu conteúdo em vitaminas (A, B1, B2, C) e em sais, especialmente de potássio, fósforo, sódio, ferro, etc, é um alimento especial para as crianças, para as pessoas que exercem atividades mentais, para as mães que amamentam e para os convalescentes. Comendo maçãs cruas, bem maduras, poderão se sentir mais dispostos e saudáveis.
Maçã é muito bom especialmente para os indivíduos que sofrem de transtornos vários em virtude de terem durante muito tempo abusado dos alimentos cárneos, dos pescados, etc.
Sempre que higienicamente possível, deve-se come-la com a casca e com as sementes, para aproveitar todos os seus sais e vitaminas. Os doentes do estômago devem comê-la descascada. Em caso de úlcera e gastrite agudizadas, convém usá-la bem cozida, sem a casca, e aproveitar o caldo.
A maçã pode ser consumida crua, assada, cozida, em marmeladas, geléias, doces diversos, tortas, rocamboles naturais, sucos, etc.
O elevado teor de pectina na maçã, um glicídio não digerível, torna esta fruta especialmente indicada nos distúrbios gastrintestinais, como diarréia, colite, etc. Esta fibra age como colóide hidrófilo, retendo elementos em trânsito como água e sais minerais e favorecendo a função intestinal. Os que sofrem de prisão de ventre devem preferi-la crua, com a casca (bem lavada), e comê-la com as sementes. É ainda mais recomendável usar maçãs juntamente com mamão, em caso de intestino “preguiçoso”.
Resumo das Utilidades Medicinais
Albuminúria: Proceder como indicado em diabete melito.
Anti-séptico: Proceder como indicado em feridas.
Artrite: Substituir uma refeição do dia por maçãs, exclusivamente, de preferência o desjejum.
Asma: Proceder como indicado em respiratórias, doenças.
Arteriosclerose: O uso abundante da maçã previne esta desordem.
Bexiga, doenças da: Proceder como indicado em nefrolitíase.
Bronquite: Proceder como indicado em respiratórias, doenças.
Calmante: Tomar o chá de maçã seca com mel.
Cardíaca, debilidade: Indica-se o xarope de maçã. Ver modo de fazer em demência.
Cárie dentária, para prevenir a: Comer maçã abundantemente. Substituir, de vez em quando, algumas refeições por maçã, exclusivamente.
Catarro pulmonar: Cozinhar a maçã, bem picada, em um pouco de água e mel. Filtrar. Tomar o caldo quente às colheradas, várias vezes ao dia. Substituir algumas refeições por maçãs cruas.
Cérebro, indicação para a atividade do: Comer maçã freqüentemente.
Colite: Ver intestino.
Cólera: Proceder como indicado em diarréia.
Conjuntivite: Proceder como indicado em olhos.
Constipação intestinal: Comer maçãs cruas com casca, bem lavadas, juntamente com mamão, mel de abelha e pão integral torrado. Mastigar bem, Comer também as sementes da maçã.
Contusões: Proceder como indicado em feridas.
Coração, debilidade do: Ver cardíaca, debilidade.
Coração, palpitações do: Comer purê de maçã com um pouco de mel em substituição de algumas refeições. Esmagar com garfo a polpa da maçã cozida e acrescentar mel puro.
Demência: Recomenda-se o xarope da maçã. Cozinhar o suco de maçã bem misturado com mel de abelhas durante uns 40 minutos.
Dermatoses: Ver pele.
Diarréia: Cozinhar maçãs e tomar o caldo. Fazer refeições de maçã cozida com torrada. Comer também maçãs cruas.
Difteria: Tomar abundantemente o suco de maçã. Os cuidados médicos são indispensáveis.
Digestão, distúrbios da: Proceder como indicado em estômago.
Disenteria: Proceder como indicado em diarréia. Comer também maçãs cruas.
Dispepsia: Ver digestão.
Esgotamento nervoso: Ver estresse.
Estômago, doenças do: Fazer refeições de maçã cozida com torrada. Tomar suco de maçã, em lugar do jantar, diversas vezes, e substituir o desjejum por maçãs cruas, esporadicamente.
Estresse: Usar maçã liberalmente.
Faringite: Recomenda-se usar maçãs frescas raladas ou suco de maçã durante a fase aguda.
Febre: Proceder como indicado em difteria. O xarope da maçã também é indicado. O decoto da casca da raiz da macieira é também útil em caso de febre.
Feridas: Aplicar maçã ralada no local. Trocar freqüentemente. As frutas usadas devem ser sadias e firmes, sem o menos vestígio de deterioração.
Fígado, doenças do: Comer maçã em abundância.
Gota: Proceder como indicado em artrite.
Gravidez, transtornos da: Tomar copiosamente suco de maçã.
Hipercloridria: Proceder como indicado em estômago, doenças do.
Icterícia: Proceder como indicado em artrite.
Intestino, inflamações do: Tomar suco de maçã abundantemente.
Nefrolitíase: Tomar abundantemente o suco de maçã fresco.
Olhos, inflamações dos: Lavar os olhos duas vezes por dia com algodão embebido em suco de maçã ácida. Pode-se fazer cataplasmas com maçã madura ralada.
Pele, doenças da: Proceder como indicado em artrite.
Pneumonia: Proceder como indicado em respiratórias, doenças.
Prisão de ventre: Ver constipação intestinal.
Resfriado: Proceder como indicado em respiratórias, doenças. Comer maçã crua recheada com mel.
Respiratórias, doenças: Assar a maçã. Fazer uma refeição de maçã assada, quente, com torradas; e outra refeição de maçã crua, por alguns dias. Cozer a maçã picada em pouca água, com mel; tomar este caldo várias vezes por dia. Indica-se também o infuso das flores da macieira tomado morno.
Reumáticas, dores: Cozinhar a maçã em forma de geléia e friccionar as partes afetadas com esta pasta.
Reumatismo: Proceder como indicado em artrite.
Rins, cálculos dos: Ver nefrolitíase.
Rins, doenças dos: Proceder como indicado em nefrolitíase.
Rouquidão: Comer maçãs aquecidas em água. Ou comê-las cruas recheadas com mel.
Tosse: Aplicar cataplasmas mornas de maçã ralada ao pescoço e ao peito. Comer a maçã assada. Tomar, às colheradas, o caldo de maçã (modo de preparar explicado em respiratórias, doenças).
Urinário, doenças do aparelho: Tomar suco fresco de maçã em abundância.
Vesícula, cálculos da: Proceder como indicado em nefrolitíase.

Nenhum comentário:

Postar um comentário