quarta-feira, 24 de agosto de 2011

PARA REFLETIR

Olhe para cima!




Você sofre de ansiedade e pensamentos obsessivos? Não desespere! Espere!
Se você sofre com sua ansiedade e pensamentos obsessivos, não desespere. Espere. Não tem que agravar ou piorar. Tem jeito. Se fosse possível transferir seu sofrimento para aquela pessoa que realmente o ama e pedisse que Deus fizesse isto, Ele faria. Mas entendo que cada um precisa levar seus próprios fardos. Na verdade, o Senhor Jesus toma sobre Si nossos fardos se os depusermos aos Seus pés. Um de cada vez, um dia de cada vez.
Nossos sofrimentos são fruto do pecado nosso ou de outra pessoa. Sofremos porque somos natureza pecaminosa. E sofremos porque outros o são e fazem coisas que nos machucam. Sofremos porque há um conflito entre o bem e o mal. Ainda. É justo nosso sofrimento? Não. Muitas vezes discuti com Jesus sobre estas coisas. E ficava agoniado ao pensar e analisar sofrimentos meus e de outras pessoas neste mundo belo com pessoas más. E o Salmo 77 me tem ajudado nestes momentos. Nele encontramos algo como: "No dia da minha angústia busquei ao Senhor; a minha mão se estendeu de noite, e não cessava; a minha alma recusava ser consolada." v.2. "Lembrava-me de Deus, e me perturbei; queixava-me, e o meu espírito desfalecia." v.3.
Talvez você se sinta compreendido, compreendida ao ler estas palavras porque deve ser assim que se sente ultimamente, não é? Angustiado(a), desconsolado(a).
No verso 7 ele continua e diz: "Rejeitará o Senhor para sempre e não tornará a ser favorável?"...e segue dizendo no v.9: "Esqueceu-Se Deus de ter misericórdia? Ou encerrou Ele as Suas misericórdias na Sua ira?".
O salmista refletia sobre tudo isto e no verso 10 ele diz algo fantástico: "E eu disse: Isto é enfermidade minha..." A partir daí ele muda o discurso de dor por causa da dor e começa a ter um outro jeito de PENSAR e de enfocar os eventos da sua vida e de Deus. Daí ele pode dizer coisas como: "Quem é Deus tão grande como o nosso Deus? Tu és o Deus que fazes maravilhas...", partes dos versos 13 e 14. Antes ele estava com a mente enferma porque se concentrava na dor e com isto esquecia-se dos benefícios divinos.
Da concentração da mente na dor e no sofrimento, o salmista volta seu pensamento para Deus e vêm à sua memória lembranças sobre o caráter do Criador. Note a mudança do enfoque e do foco da atenção! Naquilo que você mais contempla, nisto você se torna. As suas palavras agem sobre você. Positiva ou negativamente. Se você contempla o belo, a verdade, as misericórdias de Deus, você acaba se tornando uma pessoa bela, verdadeira, misericordiosa. Tudo, portanto, depende de onde você coloca sua mente.
Ele termina o Salmo 91 dizendo: "Guiaste o Teu povo, como a um rebanho, pela mão de Moisés e de Arão.", verso 20. Aqui ele lembra de como o Pai havia guiado aquele "rebanho" de pessoas pelo deserto, que só de homens adultos tinha 600 mil pessoas, fora mulheres e crianças. Cada dia no deserto havia a comida do Céu, o maná, havia a proteção do frio das noites através da coluna de fogo e Ele os livrava do sol escaldante com a coluna de nuvem para fazer sombra na sua caminhada. Quando não havia saída humana para aquele povo rebelde, mas amado, o Senhor abriu o mar diante de seus olhos esbugalhados de admiração e espanto pelo poder do Deus do Universo!
Verdade, há um deserto para cada um de nós seguir nesta vida. Mas também há a promessa de que Ele estará cuidando de nós dia após dia, momento após momento.
Olhe para cima! Olhe para cima! Pare de olhar para si mesmo. Acho que o inimigo quer que você faça isto para lhe desanimar. Não dê ouvidos às artimanhas dele tais como a idéia de que se você evitar pensar nos seus sofrimentos estará fugindo de analisar a verdade sobre si. Olhe para Jesus e Ele lhe mostrará a verdade que Ele acha, não você, que é preciso compreender para melhorar.
Apegue-se à Palavra de Deus. Memorize versos da Bíblia. Repita-os ao longo do dia, especialmente as promessas de ajuda e libertação que o Senhor nos deu nela. Force sua mente a concentrar-se na Palavra de Deus, até que aos poucos ela se voltará naturalmente para as promessas de Jesus, sem o esforço anterior.
O esforço seu agora deve ser no sentido de mudar o foco da atenção, tirando-o de si mesmo e de seus sofrimentos e colocá-lo sobre Jesus, e Suas maravilhosas realizações conforme podemos ver nos Evangelhos. Aí estará a cura para você. NEle e em Sua Palavra. Em Sua graça.
Desejo sinceramente ver seu coração aliviado e cheio da paz de nosso Senhor e Salvador Jesus! Alegre-se nEle. Ele está aí ao seu lado exatamente agora para lhe dar apoio, forças, alívio, paz, alegria, vitórias. Olhe para cima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário