segunda-feira, 8 de agosto de 2011

laranja


Laranja

Escrito por PortalNatural
Uma fruta saudável
A laranja é uma fruta que no Brasil deveria ter decidida preferência e largo uso, já por sua importância como alimento, já por seu valor medicinal.
Depois da banana, a fruta mais procurada e apreciada pela espécie humana é a laranja.
Existem muitas dezenas de espécies de laranja, sendo que as do Brasil ocupam lugar de destaque nos mercados mundiais.
Uso Medicinal
A laranja, especialmente seu suco, é um remédio para muitas enfermidades.
A laranja, bem como a tangerina, a mexerica e a lima, são estomáquicas, refrescantes e diuréticas.
Graças aos seus princípios açucarados e ligeiramente ácidos, a laranja estimula o paladar, abre o apetite, acalma a sede, favorece a secreção de suco gástrico, de bile e de todos os líquidos do tubo digestivo.
Os lactentes devem tomar suco de laranja para que lhes sejam supridas certas vitaminas (principalmente o ácido ascórbico) que a alimentação artificial não fornecem. Após o sexto mês as mães podem administrar suco de laranja ao bebê.
Graças às suas vitaminas, a laranja é não só um alimento, mas também um remédio contra enfermidades específicas, como, por exemplo, o escorbuto.
Pelo seu conteúdo em sais alcalinos, o suco influi favoravelmente na eliminação do ácido úrico e impede a acidose, o terror das pessoas que levam vida sedentária e dos que alcançaram idade avançada. Os que abusaram de carne na alimentação devem, pois, chupar muita laranja.
Muita gente apenas chupa o suco da laranja e despreza o bagaço, porém, é muito bom ingerir tanto o suco quanto o bagaço, muito bem mastigado, especialmente se há constipação intestinal.
Nossos intestinos contêm uma flora microbiana abundante e numerosa, os saprófitos, que ajudam os fenômenos digestivos e atacam, quando aparecem, os micróbios patogênicos. Os saprófitos vivem à custa da celulose dos vegetais. Ora, o bagaço da laranja é celulose que nossos amigos saprófitos requerem. Além disso nossos intestinos, para se contraírem convenientemente, através dos movimentos peristálticos, precisam de certo volume que lhes encha o canal, e que deve ser composto de celulose, na ausência da qual muitos indivíduos, principalmente os adstritos a alimentos que deixem poucos resíduos, como a carne, o ovo, o pão branco, o macarrão branco, as guloseimas, o arroz branco, o leite, etc, sofrem de prisão de ventre. A ingestão de uma ou duas laranjas por dia poderá despertar o peristaltismo intestinal.
A laranja ainda possui outras virtudes medicinais:
  • É depurativa do sangue.
  • É eficiente contra o artritismo.
  • É bom remédio para a asma e muito benéfica para as vias respiratórias.
  • É um estimulante dos órgãos digestivos. É também laxante.
  • É calmante do sistema nervoso.
  • É recomendada em casos de histerismo e neurastenia.
  • É indicada nas nevralgias.
  • É, em muitos casos, um remédio para as dores de cabeça.
  • É especial contra as gripes, os resfriados e as febres.
Valor Alimentício
A laranja é uma fruta que praticamente todos nós gostamos, muito saudável e de grande valor nutritivo. Seus principais elementos são o carboidrato, o ácido cítrico, o aroma e a vitamina C.
O carboidrato ou açúcar, o primeiro desses elementos, apesar de contribuir tanto para o gosto como para a nutrição, não é especialmente importante sob qualquer desses aspectos. O ácido cítrico, segundo elemento, também não tem extraordinário valor nutritivo. Combinado com o açúcar, dá à laranja um gosto característico, muito agradável. Reunidos, o ácido cítrico e o açúcar também não dariam, por si sós, grande importância à laranja, se lhe faltasse outro elemento.
Passando para o terceiro elemento, encontramos o aroma, que é de algum proveito na boa alimentação. É para o alimento o que o luar é para um passeio à noite.
O quarto elemento é a vitamina C, existente em grande proporção nesta fruta. Este elemento é de importância significativa, a despeito de o ácido ascórbico não possuir cheiro ou gosto apreciáveis.
Na laranja, como vemos, o Criador da Natureza soube preparar um alimento perfeito, tão gostoso como saudável.
A laranja contém inúmeros princípios nutritivos, sob forma facilmente assimilável: carboidratos em boa quantidade, proteínas e gorduras em pequenas doses, minerais em proporções sensíveis, vitaminas A (do crescimento) em menor quantidade, B (antineurítica) em menor quantidade, C (antiescorbútica) em representativa quantidade. Contém igualmente um pouco de provitamina D (anti-ráquítica).
Nos climas quentes, a laranja é uma excelente  bebida para abrandar os efeitos orgânicos do calor.
Resumo das Utilidades Medicinais
Acidose: Proceder como indicado em ácido úrico.
Ácido Úrico, distúrbios metabólicos do: Recomenda-se substituir refeições pela laranja, exclusivamente. Pode-se substituir o desjejum ou jantar, durante vários dias.
Apetite, para abrir o: Cerca de duas horas antes da refeição, recomenda-se chupar uma laranja do tipo seleta, bahia ou pêra.
Artritismo: Proceder como indicado em ácido úrido ou em depurativo.
Asma: Proceder como indicado em ácido úrico. Na fase aguda recomenda-se tomar o suco morno, aos goles.
Calmante: Ver sistema nervoso, calmante do.
Cólera: Procurar imediatamente um médico. Recomenda-se incluir a laranja na alimentação. Tomar suco de laranja aos goles, sem misturar com outro alimento na mesma refeição.
Constipação intestinal: Recomenda-se chupar algumas laranjas por dia, e comer o bagaço, bem mastigado. Pode-se fazer uma refeição exclusiva de laranja, comendo-se o bagaço.
Digestão, estimulante da: Recomenda-se substituir, esporadicamente, uma refeição por laranja.
Diurese: Fazer refeições só de laranjas ou de seu suco, apresenta efeito notadamente diurético.
Dor-de-cabeça: Dores de cabeça precipitadas pela hipoglicemia e pelo esgotamento podem ser aliviadas chupando-se uma ou duas laranjas. O diabético só deve fazê-lo com permissão médica.
Escrofulose: Proceder como indicado em depurativo.
Estresse: Proceder como indicado em sistema nervoso, calmante do.
Escorbuto: Dada a sua riqueza já tradicionalmente reconhecida em vitamina C, a laranja é antiescorbútica.
Febre: Tomar laranja adoçada com mel. Tomar suco puro de laranja.
Gripe: Recomenda-se tomar suco de laranja entre as refeições, ou, simplesmente, chupa-la. Podem-se fazer refeições exclusivas de laranja. Ao deitar, tomar duas a quatro colheres de sopa do suco bem aquecido misturado com própolis. Para cada colher de sopa podem-se usar 10 gotas de própolis (solução a 30%).
Histerismo: Pessoas com tendência ao histerismo devem adotar o procedimento indicado em sistema nervoso.
Laxante, efeito: Ver constipação intestinal.
Nevralgias: Proceder como indicado em sistema nervoso.
Neurastenia: Adotar o procedimento indicado em sistema nervoso.
Pneumonia: Proceder como indicado em respiratórias, afecções das vias.
Prisão de ventre: Ver constipação intestinal.
Resfriado: Proceder como indicado em gripe.
Respiratórias, vias, doenças das: Substituir refeições só por laranja. Na fase aguda, tomar o suco morno, aos goles.
Sistema nervoso, calmante do: Recomenda-se chupar esporadicamente laranjas e, de vez em quando, substituir algumas refeições por esta fruta. Recomenda-se, também, o chá das folhas da laranjeira, que deve ser tomado morno, adoçado com mel. O efeito é melhor quando se acrescenta a este chá a erva-cidreira-verdadeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário