terça-feira, 16 de agosto de 2011

UVA


Uva
·          
Uma fruta saudável
A uva é uma das frutas mais apreciadas pelo homem, desde a mais remota antiguidade.
A videira é uma planta trepadeira. Abandonada a si mesma, a videira cresce, evolui, insinua-se e  cobre, com sua rica folhagem, tudo que a cerca. É invasora, mas não é rebelde. Mostra-se, antes, dócil, quando educada pela mão humana.
Uso Medicinal
Realmente – dizem médicos – ela é peitoral, refrescante, depurativa, diurética, aperitiva, calmante, anti-escorbútica, tônica e reconstituinte. Fluidifica o sangue, purifica-o, enriquece-o.., regulariza a circulação nas doenças do coração e a respiração nas moléstias pulmonares; refresca os intestinos; melhora as diarréias e as disenterias; tonifica o organismo.
A uva é muito indicada nas perturbações gastrintestinais. Beneficia o aparelho digestivo, estimulando-o e limpando-o. Combate a dispepsia, as flatulências, a atonia intestinal e as fermentações dos intestinos.
Graças aos fermentos que ela contém, a uva favorece a mudança da flora bacteriana do intestino, uma vez que a glicose prepara um meio favorável para a multiplicação dos germes  “amigos” e um meio desfavorável para os germes patogênicos.
Havendo putrefação intestinal, o açúcar da uva impede ou, pelo menos, diminui a formação de certos produtos, como o indol, o escatol e o fenol.
A uva é bom remédio para o fígado.
A uva ajuda a depurar e enriquecer o sangue, graças às suas soluções aquosas de sais potássicos, que eliminam do organismo as substâncias inúteis.
A uva tonifica, remineraliza e renova os tecidos. O ferro contido nessa fruta é de assimilação razoavelmente fácil. Pelos seus fermentos a uva excita as funções do pâncreas e do epitélio intestinal.
O fruto da vide, aliás, ativa as secreções orgânicas em geral.
Valor Alimentício
A uva é uma das nossas melhores frutas. Dela convém fazermos uso abundante no tempo de sua colheita.
Como os viticultores costumam empregar sulfato de cobre e outros inseticidas para combater as doenças que acometem as vinhas, é necessário lavar muito bem as uvas em água com limão.
A uva pode entrar também no preparo de doces, compotas, geléias, etc, mas é especialmente no fabrico do famoso suco de uva que ela desdobra suas excelências. Quando usada ao natural, entretanto, é que usufruiremos ao máximo suas benfazejas qualidades alimentícias e medicinais.
Resumo das Utilidades Medicinais
Anemia: Tomar suco de uva natural e concentrado freqüentemente.
Diarréia: Pode-se proceder, conforme o caso, a uma refeição com um pouco de uva, sem misturar com outro alimento, bem mastigada. Desprezar as cascas.
Digestão, distúrbios da: Proceder como indicado em pulmões, doenças dos.
Disenteria: Proceder como indicado em diarréia.
Dispepsia: Ver digestão.
Eructações: Ver flatulência.
Febre: Tomar suco de uva fresco e natural.
Flatulência: Proceder como indicado em pulmão, moléstias do.
Gases intestinais: Proceder como indicado em pulmão, moléstias do.
Inapetência: Fazer algumas refeições exclusivas de uva.
Pulmões, doenças dos: Substituir, esporadicamente, refeições normais por uva, exclusivamente. Tomar freqüentemente um pouco de suco de uva; não tomar gelado.
Tuberculose: Recomenda-se incluir uvas na dieta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário