domingo, 14 de agosto de 2011

MORANGO


Morango
Uma fruta saudável
Como fruta, raramente há quem não aprecie o morango, seja no seu estado natural, seja preparado em conserva.
Antes de ser usado, o morango precisa ser cuidadosamente lavado, o que é indispensável de vários pontos de vista. Os horticultores combatem as pragas dos morangueiros com auxílio de compostos de cobre e outros fungicidas e inseticidas venenosos. E pode haver horticultores não esclarecidos ou inescrupulosos, que reguem suas plantações com água poluída. Daí o grande perigo de tifo, paratifo e outras moléstias contagiosas.
Se o morango é de procedência duvidosa, deve ser banhado em sumo de limão, que minimiza o perigo de que estamos falando.
Quando necessário guardar o morango por um ou dois dias, pode-se coloca-lo em ligeiras camadas sobre uma peneira e guardá-lo em lugar suficientemente fresco.
Uso Medicinal
O morango, bem como o morangueiro, são proclamados soberanos na arte de curar. Fruto, folha e raiz são empregados, na medicina doméstica, para combater várias enfermidades.
A raiz, em cozimento, é prodigiosa para combater a diarréia crônica.
O maior valor medicinal do morangueiro encontra-se no fruto, que é uma dádiva do Céu.
Alguns médicos já receitaram morango como uma das formas de combate aos cálculos. No tratamento das pedras da bexiga, o suco de morangos espremidos, tomado de manhã, na dose de uma colher das de sopa, alivia as dores e previne a formação de novos cálculos.
Numerosos clínicos diziam sobre a eficácia do morango no combate à gota.
O reumatismo sob suas diversas formas, mesmo o reumatismo articular, encontra, sem dúvida, um bom remédio no morango.
O morango amassado com mel é um bom remédio para os males dos rins.
No tratamento do catarro pulmonar o morango opera milagres. As pessoas biliosas obtêm, igualmente, bons resultados.
O morango é digestivo, pelo que seu uso se recomenda nos casos de dispepsia.
O cozimento da raiz e das folhas é diurético e adstringente.
O morango é razoavelmente rico em ferro, sendo indicada no combate à anemia.
A Cura de Morango
A cura de morango foi preconizada por um médico para combater a gota, as afecções hepáticas, as litíases biliares, as afecções vesicais e o reumatismo. O doutor indicava em tais casos a ingestão diária de 300 a 500 gramas dessa fruta. De preferência deve-se fazer uma refeição exclusiva de morango, em lugar de uma das refeições comuns, sem misturar com outra fruta ou alimento. A dieta deve ser predominantemente crua, porém não escassa. Recomenda-se ingerir bastante líquido.
Valor Alimentício
O morango, só ou em combinações apropriadas, presta-se para uma refeição saudável e nutritiva.
A adição de coalhada ou creme fresco, diz um médico, favorece a digestão do morango, facilita o metabolismo dos seus ácidos e é altamente apreciada. Mas não deve usar açúcar.
Médicos recomendam, para uma refeição matinal, meia xícara de morango em mistura com meia xícara de iogurte, com um pouco de mel ou melado.
No desjejum, em vez de dar café às crianças, não há coisa melhor do que lhes oferecer uma “vitamina” – um suco preparado instantaneamente, com frutas passadas no liquidificador – e para este fim é muito bom o morango, puro ou misturado com outras frutas, como o mamão, laranja, etc.
Sempre que possível, deve-se preferir o morango, como aliás, qualquer outra fruta, ao natural. O alimento cru é, muitas vezes, incomparavelmente melhor do que o cozido. Entretanto, o morango também é muito bom para bolos, tortas, pudins, geléias, cremes, caldas, etc.
Entre os europeus, é muito comum preparar morangos em conserva, o que também se faz com pêssego, a ameixa, a pêra, etc. O morango é fonte razoável de cálcio e ferro. Contém apreciável teor de vitamina C, o que favorece a absorção de seu próprio ferro. Para surpresa de muitos, o morango é mais abundante em vitamina C que o próprio limão. Cozido ou processado, perde, contudo, grande parte desta vitamina.
Resumo das Utilidades Medicinais
Ácido úrico, distúrbios do metabolismo do: Recomenda-se substituir esporadicamente algumas refeições por morango, exclusivamente. Além disso, convém passar um ou dois dias por semana, na época desta fruta, só com morangos, quando é indicado repouso.
Adstringente: Recomenda-se o decoto da raiz.
Artritismo: Proceder como indicado em reumatismo.
Bexiga, cálculos da: Tomar de manhã em jejum uma colher de sopa de suco de morango puro.
Cálculos biliares: Ver cálculos em geral.
Cálculos em geral: Proceder à cura de morango, como indicado acima.
Catarros pulmonares: Proceder como indicado em ácido úrico. Tomar o xarope de morango: cozinhar o suco de morango com mel (metade de cada um) por aproximadamente uma hora. Tomar uma colher de chá de hora em hora.
Diarréia crônica: Tomar o chá das folhas.
Diátese úrica: Ver a cura de morango acima.
Digestão, distúrbios da: Proceder como indicado em reumatismo.
Dispepsia: Ver digestão, distúrbios da.
Diurese: O decoto da raiz é diurético.
Febre: Tomar suco de morango.
Fígado, doenças do: Proceder como indicado em reumatismo.
Gota: Proceder como indicado em reumatismo.
Icterícia: Proceder como indicado em reumatismo.
Reumatismo: Substituir refeições pelo uso exclusivo de morango. Passar um ou dois dias por semana só com morango, quando se deve manter repouso.
Rins, doenças dos: Proceder como indicado em ácido úrico. Pode-se fazer refeições  exclusivas de morango amassado com mel.
Solitárias: Ver verminoses.
Verminoses: Proceder como indicado em ácido úrico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário